Aprenda a instalar a última versão estável do editor de imagens vetoriais Inkscape no Ubuntu ou no Linux Mint.
Usando o repositórios dos desenvolvedores do programa
A dica de hoje vai para quem precisa de um programa para trabalhar com desenho vetorial e precisa do Inkscape em sua última versão, seja por algum recurso novo adicionado ou por apenas preferência.
Os desenvolvedores do projeto tem um repositório PPA exclusivo para ele que pode ser usado no Ubuntu 14.04 LTS e no Linux Mint 17 e seus derivados, para versões mais recentes do Ubuntu o programa já pode ser obtido através da própria Central de Programas.
Como instalar a última versão do Inkscape no Ubuntu 14.04 LTS
Para fazer a instalação você precisa adicionar o seguinte repositório: ppa:inkscape.dev/stable
Clique no menu do sistema, pesquise pelo aplicativo "Programas e Atualizações", dentro dele clique no botão "Adicionar", na janela que aparecer coloque o PPA acima, como no exemplo abaixo, posteriormente clique em "Adicionar Fonte", clique em "Fechar", agora é necessário fazer a atualização dos repositórios, se quando você fechar aparecer uma janela pedindo a atualização você pode fazer essa atualização apenas confirmando a ação, caso contrário, procure no menu do sistema pelo aplicativo "Atualizador de Programas" e deixe ele fazer uma atualização.
![]() |
Clique na imagem para ampliar |
Se você já tem o Inkscape instalado, provavelmente através do aplicativo "Atualizador de Programas" você atualizará o mesmo, caso contrário, basta instalar o software pela Central de Programas do Ubuntu clicando no botão abaixo:
Instalando pelo terminal
Para quem prefere, pode fazer a instalação da ultima versão do Inkscape simplesmente copiando e colando este comando no terminal, vale para o Ubuntu e para o Linux Mint:
sudo add-apt-repository ppa:inkscape.dev/stable -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install inkscape -yÉ isso, Inkscape instalado! :)
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.
EmoticonEmoticon