O Gorverno do Reuno Unido está prestes a dar um "chega pra lá" no Microsoft Office e irá migrar para o LibreOffice.
LibreOffice será padrão no Reino Unido
Visando trazer um pouco de economia para os cofres e também mais segurança, o Governo do Reino Unido decidiu fechar uma parceria com o grupo Collabora Produtivity, que não chega a ser um empresa muito popular, eles são um grupo de consultoria em LibreOffice, várias instituições utilizam-se do treinamento fornecido por eles para fazer uma migração. Além do treinamento, o grupo oferece também suporte técnico.
Assim como a Itália, o Reino Unido também pretende parar de pagar licenças de uso do Microsoft Office, além do suporte técnico e assistência, haverá sim um custo pra treinamento e manutenção do LibreOffice mas ele será muitíssimo mais barato, especialmente a longo prazo.
O pessoal do Collabora possui uma grande quantidade de profissionais de LibreOffice certificados e a solução adotada pelo Governo do Reino Unido inclui mais do que "apenas" a suíte Office, o serviço adaptado chama-se GovOffice, uma pequena modificação do LibreOffice para alguns padrões desejados, mas o que chama a atenção é um serviço chamado "CloudSuite", que seria uma versão do LibreOffice integrada com aplicações em nuvem, uma exigência do Governo que será provida pela Collabora Produtivity.
E esta é mais uma vitória do Open Source, esse tipo de coisa tem que ser encorajada e incentivada aqui no Brasil também, o mínimo que se espera de um órgão público é que ele não use o dinheiro dos seus impostos comprando licenças que vão favorecer apenas uma empresa, especialmente quando há substitutos à altura.
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