UbuntuBSD - Conheça o Ubuntu sem Linux!

3/22/2016
Eis uma coisa interessante do software de código aberto, especialmente os sistemas operacionais, todos eles são feitos em algumas camadas, sendo que uma das mais importantes (se não for a mais) é o Kernel. 

O Linux é um Kernel que é utilizado por inúmeros projetos, e as distribuições Linux como o Ubuntu são um exemplo disso, porém, da mesma forma que você pode mudar a interface gráfica do sistema, de Unity para Gnome, de Gnome para KDE Plasma, etc, você também pode mudar o Kernel, e é justamente isso que o projeto UbuntuBSD visa, disponibilizar o Ubuntu com o Kernel FreeBSD.

UbuntuBSD




Eu achei muito interessante este projeto, o Ubuntu com Kernel Linux já é base para muitos outros projetos que normalmente variam de acordo com as interfaces além das plataformas, como o Ubuntu Snappy Core, mas com uma variação de Kernel não é algo que se veja todo o dia.

O UbuntuBSD nasceu sob o lema "Unix para seres humanos", em inglês, "Unix for human beings", copiando de certa forma o lema do Ubuntu oficial (Linux for human beings), e a ideia por trás do UbuntuBSD é fazer o mesmo que o Ubuntu conseguiu fazer com o Linux nos últimos anos, torná-lo algo acessível até mesmo para leigos. A primeira versão do UbuntuBSD, ainda beta, está sob o codinome de "Escape From SystemD", (nome mais zoeiro impossível hehehe) e está disponível no Source Forge para quem quiser se aventurar e testar.

Ubuntu BSD


A versão beta atual é baseada no Ubuntu 15.10 Wily Werewolf e ao contrário da versão tradicional que usa Linux como Kernel, o UbuntuBSD usa o kernel FreeBSD 10.1 com interface gráfica XFCE, ficando desta forma mais parecido com o Xubuntu, com Central de Programas e tudo e suporte para o sistema ZFS que deu um pouco de dor de cabeça para integrar ao Linux na versão tradicional por conta das licenças de software.

UbuntuBSD

A instalação ainda é feita em modo texto, algo semelhante a instalação do Ubuntu Minimal com Linux ou do Windows XP para quem é das antigas, e você pode instalar facilmente um servidor BSD para várias finalidades ou utilizar apenas como um Desktop convencional, talvez no futuro um instalador gráfico seja incluso, talvez seja o Ubiquity, utilizado atualmente no Ubuntu tradicional ou talvez possa ser o mesmo utilizado no PC-BSD que também é muito simples de utilizar.

Cabe alertar que, apesar de interessante, o projeto não tem relação direta com a Canonical, pelo menos por enquanto.
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Share this

Related Posts

Previous
Next Post »