Mozilla Firefox receberá mudanças drásticas futuramente

8/31/2015 Add Comment
O popular navegador pretende tomar a liderança do Chrome ou pelo menos chegar mais perto ficando, de certa forma, semelhante ao browser da Google.

Mozilla Firefox

Inspirando-se no Chrome


A Mozilla anunciou que pretende fazer uma alteração profundo no Firefox, a ideia é mudar o motor do navegador para que ele fique mais ágil, em consequência disto o Firefox passaria a ter um comportamento semelhante ao do Chrome, abrindo cada aba, aplicação ou extensão em um processo separado.
Leia também: Firefox passará a aceitar extensões do Google Chrome
Tomar o lugar do Chrome ainda parece algo distante para o Firefox, entretanto, a Mozilla parece determinada a fazer uma revolução se for preciso, o novo motor seria escrito na linguagem, relativamente nova, chamada Rust.

As versões de desenvolvimento do Firefox já estão com suporte a multi processos sendo que a maior preocupação, pelo menos para mim, é que o Firefox seja tão consumidor de memória quanto o Chrome, apesar de isto ser um problema menor hoje em dia, o Firefox sempre foi uma boa opção para computadores mais fracos.

Visualmente falando o Firefox não deve mudar muito, mas seu código deverá sofrer grandes mudanças nos próximos lançamentos. 

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Novo gerenciador de bateria do Cinnamon vai mostrar fabricante do Hardware

8/30/2015 Add Comment
Depois que o Linux Mint passou a usar apenas versões LTS do Ubuntu as atenções puderam ser voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento da interface e vem novidades por aí no Cinnamon 2.8.

Cinnamon 2.8

Cinnamon em desenvolvimento

O Cinnamon, ambiente desenvolvido pelo Linux Mint, continua evoluindo e está perto de chegar na versão 3.0, na versão 2.8, um novo recurso será inserido, o indicador de bateria e também o gestor de bateria tentará detectar também o fabricante e modelo da mesma, isso facilita muito na hora de identificar uma peça tão importante para um Notebook como a sua bateria.

O ambiente continua focando do uso tradicional do Desktop e adicionando pequenos incrementos que na somatória final farão certamente a diferença.

Outra ideia de reconhecimento da identidade do hardware também consiste em conseguir mostrar quais dispositivos (como mouse) estão conectados no computador, mostrando seu modelo e marca.

Se você usa o Linux Mint deverá receber essa atualização quando a mesma estiver disponível.
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.




Canonical sugere que esta é a melhor época para trocar o Windows 10 pelo Ubuntu

8/29/2015 Add Comment
A empresa por trás da distribuição Linux Ubuntu, sistema que eu utilizo, publicou em sua página de Insights um artigo comentando o novo Windows da Microsoft e sugerindo que esta seria a melhor época para mudar de sistema operacional.

Notebook Dell com Ubuntu

É hora de mudar para o Ubuntu!


Uma postagem no Ubuntu Insights chamou a atenção por comentar sobre a troca do Windows 10 pelo Ubuntu, então depois de dar uma boa lida eu vou sinterizar um  pouco do que foi abordado e adicionar os meus próprios comentários, vocẽ pode ler o artigo original em inglês nesta página.

Para começar uma pergunta, as empresas públicas e privadas vem utilizando o Windows em seus computadores há vários anos, será que isso acontece por conta da qualidade ou do comodismo?

O Windows 10 deu uma paço além no rastreamento de informações dos usuários, tudo isso para atender o novo modelo de negócio que a Microsoft pretende aplicar de agora em diante, porém, essas vulnerabilidades deixaram muitas pessoas inquietas e inseguras.


A Canonical ainda comenta que é notável o número crescente de empresas, instituições e usuários que tem buscado soluções alternativas ao Windows, procurando benefícios como escalabilidade, robustez, alto desempenho, segurança e também um suporte profissional inevitavelmente o Ubuntu se transforma em uma das melhores opções da atualidade. Segundo a empresa os custos com licenças, manutenção e treinamento podem ser reduzidos em até 70% usando o Ubuntu. 

Segundo a desenvolvedora do Ubuntu algumas das maiores dúvidas à cerca da implementação de um sistema operacional alternativa nas empresas são:
"Eu posso implantar um sistema operacional alternativo no nosso parque de computador, sem comprometer a produtividade enquanto reduz os custos? Será que o desempenho do OS cumprir a sua promessa? Será que vou ser capaz de reduzir os custos de royalties sem ter que fazer investimentos financeiros robustos sobre suporte técnico e treinamento? A resposta é sim. Ubuntu pode oferecer isso e muito mais."
Então agora que o Windows 10 foi lançado e que a Microsoft está também num período de transição de sistemas entre seus usuários, atualmente a maior parte ainda usa o Windows 7, é a melhor hora para pensar em alternativas, especialmente pela questão de privacidade em seus computadores, pelo menos para os usuários que preocupam-se muito com isso é mais do que claro que o novo Windows não é uma opção viável.

O Ubuntu continua crescendo entre usuários comuns, empresas, instituições governamentais e está amplamente difundido em servidores, especialmente os Open Stack, vem crescendo exponencialmente também na "internet das coisas", várias empresas e usuários já perceberam que podem economizar milhões em uma solução como o Ubuntu.

A Microsoft vem oferecendo um download gratuito do sistema por um tempo determinado, cerca de uma ano, após isso o plano é que o sistema seja vendido, mas somente se você já roda uma versão do Windows (7,8 ou 8.1), depois disso a versão mais cara do sistema custará cerca de 200 dólares, o que é ótimo para quem faz parte da classe de pessoas que pode gastar tudo isso em algo que o Ubuntu faz gratuitamente, o download do Ubuntu SEMPRE foi grátis e não qualquer licença que você tenha que pagar.

Época de mudança... pode ser uma boa ideia abrir o leque e olhar as possibilidades além do Windows não é?
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.